Quero entender sobre o desenvolvimento do meu filho | O que fazer?

Quando falamos em desenvolvimento infantil saudável, pensamos logo em uma alimentação balanceada, mas não se trata apenas disso. É claro que alimentação é fundamental, mas precisamos enxergar que o desenvolvimento do bebê e da criança vai além disso.

Durante a infância, é esperado que a criança tenha muitas vivências que ajudará no desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e afetivas. Esses atributos aprimoram diversas competências que serão usadas por toda vida, como a empatia, a responsabilidade, o respeito ao próximo, a autoconfiança e também a gestão das emoções.

Neste tempo de transição, é normal que os pais criem algumas expectativas sobre o desenvolvimento dos seus filhos, é importante gerenciar essas perspectivas e entender que cada criança tem seu próprio tempo e uma forma de se desenvolver. Para ajudar a compreender melhor, nós precisamos pensar em três pilares do crescimento, sendo eles a hereditariedade, maturação e aspecto ambiental.

Hereditariedade

Alguns traços que nos pertencem podem ter sido herdados de nossos familiares, seja ele físico ou comportamental. Ou seja, caso tenha um familiar tímido, mais reservado ou mais expansivo e extrovertido, provavelmente a criança irá herdar alguns desses traços.

Maturação

O nosso corpo e nosso cérebro passam por diferentes fases de desenvolvimento, por exemplo, antes da gente andar nós engatinhamos, antes da gente mastigar nós sugamos. E assim um desenvolvimento desencadeia outro desenvolvimento.

Aspecto ambiental

Oferecer um ambiente saudável para a criança é oferecer um espaço onde ela pode explorar, pesquisar, e questionar tendo liberdade para falar e se expressar com falas, choros e gestos. É importante que a criança cresça e se desenvolva em um ambiente seguro e confortável para o seu bem-estar.

Convidamos a consultora pedagógica da AVIVA, Ariane Graccini, para explicar a importância desses três pilares para o desenvolvimento da criança.

 

Assista abaixo:

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Aviva