Proposta Pedagógica

Três pilares que constroem
conhecimento de forma múltipla

Espaço como terceiro educador, documentação pedagógica e repertório da criança:
são estes os três pilares conceituais que norteiam o dia a dia das nossas atividades. São eles que levam a criança a desenvolver habilidades, aprender e a construir sua
relação consigo, com os outros, com o mundo.

Abaixo você conhece mais sobre eles e sobre nossa proposta pedagógica*.

*A proposta pedagógica da AVIVA está alinhada aos objetivos da Base Nacional
Comum Curricular – BNCC do Ministério da Educação.

016

Escola Sociointeracionista

Abordagens pedagógicas mundialmente reconhecidas.

Na AVIVA, aliamos o melhor da teoria sociointeracionista, de Vygostky, e da proposta de Reggio Emilia, na Itália.

A partir delas, desenvolvemos uma abordagem que aposta na interação com o outro, na escuta atenta e no trabalho coletivo – aluno, escola e família – como forma de incentivar a criança a desenvolver múltiplas potencialidades.

017

Espaço como Ambiente Educador

Depois da família e do professor, o ambiente.

O meio influencia na construção do conhecimento. Por isso, antes da aula começar, o educador prepara o cenário. Temas são expostos nas paredes da sala e da escola.
Tudo é pensado para despertar, na criança, a curiosidade em descobrir o mundo e a sensação de pertencimento. É o espaço de mãos dadas com o educador.

Documentação Pedagógica

Registrando o avanço do aprendizado.

Para documentar a evolução dos temas propostos em sala e o que a criança construiu a partir deles, usamos narrativas, fotografias, produzimos maquetes e objetos. Quando a criança revê tudo isso, cria consciência sobre o seu aprendizado. Quando a família analisa esta produção, compreende a beleza da caminhada rumo ao conhecimento.

018

Repertório da Criança

A criança como ser histórico e social.

Cada criança é única. Por isso, respeitamos sua individualidade, a diversidade de experiências e valores que traz de casa.

Por isso, desenvolvemos uma escuta atenta, que observa atitudes, gestos, movimentos do corpo e sentimentos, que inventaria suas necessidades e potencialidades.

019
020

Cantos de brincar e elementos não-estruturados

Brincar é a parte mais importante da infância.

A criança aprende brincando. Na AVIVA, diversos espaços temáticos são criados para o aluno desenvolver autonomia e poder de escolha e decidir onde brincar. Elementos não-estruturados – como caixas, fitas, botões, retalhos, tintas, etc. – também integram o processo. Eles estimulam novas habilidades, a imaginação, a criatividade.

021

Inglês

Aprender um segundo idioma desenvolve habilidades.

Também é brincando que as crianças ampliam repertório, exercitam a oralidade, mergulham no universo da língua inglesa. Por meio de atividades lúdicas, alinhadas à
proposta pedagógica da AVIVA, aprendem o idioma em aulas ministradas integralmente em inglês.

Atividades Extras

Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação
com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo.

De forma lúdica, as crianças explorarão o idioma diariamente, ampliando o repertório e a oralidade. Por meio da brincadeira, os pequenos consolidarão os aprendizados, contextualizando suas vivências aos projetos pedagógicos da AVIVA.

 

A prática favorece a concentração, melhora o aprendizado e desenvolve
agilidade, velocidade, força, resistência, equilíbrio e coordenação.
Pela dança, a criança ganha consciência do corpo.
A expressão corporal, aliada à emoção e à técnica, desenvolve a sensibilidade, criatividade e musicalidade.
Oferece inúmeros benefícios para o corpo, além de desenvolver a sociabilidade.
É realizada com academias parceiras.
A atividade reforça a autoestima, empatia, memória, consciência corporal e o raciocínio.
É oferecida em parceria com a companhia de teatro Laço de Abraço.

Todas as atividades extras podem ser contratadas pelas famílias da escola.

Confira como acontecem nossos Projetos Pedagógicos.

Na AVIVA, as crianças aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.
Fechar Menu
Aviva