Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Três pilares que constroem
conhecimento de forma múltipla
Espaço como terceiro educador, documentação pedagógica e repertório da criança:
são estes os três pilares conceituais que norteiam o dia a dia das nossas atividades. São eles que levam a criança a desenvolver habilidades, aprender e a construir sua
relação consigo, com os outros e com o mundo.
Abaixo você conhece mais sobre eles e sobre nossa proposta pedagógica*.
*A proposta pedagógica da AVIVA está alinhada aos objetivos da Base Nacional
Comum Curricular – BNCC do Ministério da Educação.

Escola Sociointeracionista
Abordagens pedagógicas mundialmente reconhecidas.
Na AVIVA, aliamos o melhor da teoria sociointeracionista, de Vygostky, e da proposta de Reggio Emilia e Emmi Pikler.
A partir delas, desenvolvemos uma abordagem que aposta na interação com o outro, na escuta atenta e no trabalho coletivo – criança, escola e família – como forma de incentivar a criança a desenvolver múltiplas potencialidades.

Espaço como Ambiente Educador
O meio influencia na construção do conhecimento.
Por isso, todo o ambiente é preparado pensando em três aspectos: ético, estético e poético. As propostas realizadas ficam expostas nas paredes da escola.
Tudo é pensado para despertar, na criança, a curiosidade em descobrir o mundo e a sensação de pertencimento. É o espaço de mãos dadas com o educador.
Documentação Pedagógica
Registrando o desenvolvimento da criança.
Para documentar a evolução dos temas propostos em sala e o que a criança construiu a partir deles, usamos narrativas, fotografias, exposições, portfólios em grupo e amostras dessas produções por nossa escola. Quando a criança revê todo o processo de construção, ela tem a oportunidade de revisitar e construir novas aprendizagens. Quando a família aprecia esta produção, compreende a beleza da caminhada rumo ao conhecimento.

Repertório da Criança
A criança como ser histórico e social.
Cada criança é única. Por isso, respeitamos sua individualidade, a diversidade de experiências e valores que traz do seu cotidiano familiar.
Por isso, desenvolvemos uma escuta atenta e ativa, que observa atitudes, gestos, movimentos do corpo e sentimentos, que investiga suas necessidades e potencialidades.


Cantos de brincar e elementos de largo alcance
Brincar é a parte mais importante da infância;
A criança aprende brincando. Na AVIVA, diversos espaços temáticos são criados para desenvolver autonomia, senso de escolha e para que a criança possa decidir onde brincar. Elementos de largo alcance – como caixas, fitas, botões, retalhos, tintas, etc. – também integram o processo. Eles são propiciados para que a criança descubra de forma natural novas habilidades, aflore a imaginação e a criatividade.

Inglês
Aprender um segundo idioma desenvolve habilidades.
Também é brincando que as crianças ampliam repertório, exercitam a oralidade, mergulham no universo da língua inglesa. Por meio de atividades lúdicas, alinhadas à proposta pedagógica da AVIVA, aprendem o idioma em aulas ministradas integralmente em inglês.
Atividades Extras
Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação
com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo.
agilidade, velocidade, força, resistência, equilíbrio e coordenação.
A expressão corporal, aliada à emoção e à técnica, desenvolve a sensibilidade, criatividade e musicalidade.
É realizada com academias parceiras.
É oferecida em parceria com a companhia de teatro Laço de Abraço.
Todas as atividades extras podem ser contratadas pelas famílias da escola.
