Conduzindo as atividades com os bebês | O que fazer?

Conduzindo as atividades com os bebês | O que fazer?

Você vê várias propostas de atividades para bebês na internet e não sabe como começar? Gostaria de ter mais tempo para propiciar essas brincadeiras? E se a gente te falar que conduzir atividades podem ser mais simples do que você possa imaginar?

Com atividades simples do dia a dia você pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do seu filho e isso acontece porque os bebês são exímios pesquisadores e aprendem a todo tempo: pelo toque, pelo olhar, pela escuta, assim como nós, eles vivenciam o mundo por meio da exploração.

Veja abaixo algumas atividades do dia a dia que podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo da criança e na consciência corporal:

Na hora do banho:
O momento do banho é perfeito para o bebê reconhecer seu próprio corpo. Converse com a criança e nomeie cada parte do corpo ao tocá-lo: “Agora eu vou lavar sua barriga”, “Vamos passar um pouco de shampoo na cabeça?”. São diálogos que ajudam o pequeno a descobrir e posteriormente aprimorar sua consciência corporal.

Trocando a roupa do bebê:
Ao trocar as roupas ou a fralda, sinalize para o pequeno o que você está fazendo: “olha só, seu pé passou pela barra da calça”, “estou passando talco em sua barriga!”. A criança começa a entender melhor o que está acontecendo ao seu redor neste momento.

Brinque de adivinha:
Para auxiliar nesse reconhecimento do corpo, faça a tradicional brincadeira do ” Cadê, achou”. Pergunte para o bebê: “Onde está a mão da Manu” (e toque a mão do bebê).

É importante também que o bebê seja um participante ativo em suas atividades e uma maneira para começar a estimulação é criar um espaço organizado e com materiais dispostos para o livre brincar. O adulto pode apresentar para o pequeno os elementos que estão à disposição, procurando não intervir na interação da criança com aquele objeto que lhe foi oferecido. A nossa sugestão é dizer algo como: “você está segurando uma colher”, ‘o pote que você escolheu é azul”. Deixe o bebê explorar, sentir e pesquisar novas formas de usar esses elementos, permitindo que a criança brinque ao seu modo e amplie seu repertório.

Para que você entenda melhor sobre como conduzir as atividades com bebês, convidamos a coordenadora da unidade Brooklin, Andreia Rodrigues, para explicar um pouco mais o assunto:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Aviva