Meu filho recusa alimentos | O que fazer?

Durante a primeira infância, as crianças passam por diversas descobertas e transformações. Fazer com que essas mudanças aconteçam da forma mais saudável possível é um dos principais caminhos para uma vida com maior bem-estar. Para ajudar nesse processo, separamos algumas recomendações de como construir hábitos alimentares saudáveis com os pequenos.

A cozinha:

A cozinha é um ótimo lugar para propiciar hábitos alimentares saudáveis. Com o monitoramento da família, a criança pode participar das preparações, como por exemplo, ajudar a misturar os ingredientes da salada ou pegar algum item que esteja ao seu alcance.

Além de convidar as crianças a vivenciarem mais a cozinha, a família também pode deixar a criança escolher qual alimento saudável será preparado. Desta forma, a criança se sente parte da decisão de escolher e mais curiosa a experimentar estes alimentos.

Preparação e cuidados:

Para deixar as refeições mais lúdicas, vocês podem também variar o tipo de preparo, fazendo composições coloridas (com legumes, saladas, grãos) tornando-as mais atrativas para as crianças.

Evite oferecer guloseimas ou alimentos processados entre as principais refeições do dia, pois essa atitude pode fazer com que a criança perca o apetite. Estabeleçam juntos uma rotina para que a criança lide melhor com o tempo certo para cada tipo de alimento.

Vale lembrar que, chantagens, ameaças ou quantidade excessiva de comida, são práticas que fazem a criança relacionar a alimentação como algo negativo. Todos nós temos preferências alimentares que foram mudando com o tempo. Seja paciente, tente conversar com a criança, ser o mais compreensível possível e aproveite este momento de descobertas.

Assista abaixo a nossa nutricionista Marcela Shimamoto, falando sobre alimentação saudável.

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