Quero auxiliar meu filho na leitura e na escrita | O que fazer?

Quero auxiliar meu filho na leitura e na escrita | O que fazer?

Poucas pessoas sabem, mas a alfabetização acontece no início do ensino fundamental, contudo,  durante o ensino infantil, a escola pode propiciar momentos em que a criança interaja com livros, tenha acesso ao alfabeto, escreva o próprio nome e trilhe os primeiros passos rumo a leitura e escrita.

Aprender a ler e a escrever é um passo essencial para que a criança construa ainda melhor suas relações, se comunique com mais clareza e entenda o mundo ao seu redor. E nós adultos podemos ajudá-los nesse processo. Para que esse processo aconteça de maneira lúdica e, ao mesmo tempo, de forma simples, separamos algumas dicas e atividades para ajudar as famílias a incentivar essas habilidades em casa:

É importante entender que existem alguns pré-requisitos para serem trabalhados. São eles: habilidade de compreensão, capacidade de nomear as coisas, reconhecer as letras do alfabeto e desenvolver consciência fonológica.

 

Habilidade de compreensão:
Já parou para pensar em como está a compreensão do seu filho? Se ele compreende alguns pedidos simples, como, colocar o livro na mochila ou pegar seu estojo do chão e guardar?
É importante observar se ele compreende todas as etapas ou fica perdido no meio do caminho. Essa habilidade, por exemplo, pode ser desenvolvida em contações de histórias, onde você pode perguntar para a criança sobre o que foi lido, pedindo para que ela explique sobre o que entendeu, ajudando a fixar e contribuindo para sua habilidade de compreensão

Capacidade de nomear as coisas:
Para desenvolver uma boa leitura e escrita, se faz necessário que a criança tenha um bom vocabulário, quanto mais nomes, expressões e ações a criança souber, melhor será o processo de alfabetização.

Reconhecimento das letras do alfabeto:
As crianças procuram o alfabeto por diversos motivos, para conhecer a grafia, buscar as letras e comparar seu próprio nome ou com o nome de um amigo ou até mesmo para recitar o alfabeto. Inclusive, são ótimas maneiras de memorizar e reconhecer as letras!

Desenvolver a consciência fonológica
A consciência fonológica é a habilidade de manipular os sons da nossa língua. Com isso, a criança identificará o nome das letras e reconhecerá palavras, sílabas e rimas.

 

Como estimular meu filho a ler em casa?

Algumas atividades podem ajudar os pequenos nesta fase. Use essas práticas no cotidiano com a criança, além de serem educativas ,podem se tornar em momentos prazerosos e de aproximação:

  •  Sempre que possível, leia um livro com seu filho, conte e reconte a história e no final você pode perguntar para ele “O que você achou da história?”, “Qual parte você mais gostou?”.
  • Procure falar e pronunciar as palavras de forma correta, deixe de lado a troca de letras para deixar a frase mais “fofa” ou no diminutivo. A criança precisa aprender como as palavras são ditas corretamente.
  •  Durante o dia, estimule a criança a ler rótulos, embalagens, ‘banners’, frases que aparecem nos livros, sempre acompanhando a criança. Mesmo que ela ainda não tenha conhecimento completo de leitura, esse exercício pode ajudar a memorizar as palavras e os sons delas.
  • Com brinquedos, objetos ou pela escrita, mostre para o seu filho a diferença entre letras, desenhos e símbolos.
  • Crie um espaço de leitura. Monte um espaço confortável com opções de leituras para o pequeno escolher a obra de seu interesse.

Para que você entenda um pouco mais sobre como lidar com essa situação convidamos a coordenadora da unidade Boninas, Míriam Eller, para explicar um pouco mais sobre o assunto:

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Aviva